Sintomas Mais Comuns da Gravidez


A gravidez é almejada pela maioria das mulheres. Elas sonham em namorar, casar e ter os seus filhos. Por este motivo, a gestação se torna um momento muito especial na vida de cada uma, principalmente enquanto o desenvolvimento do feto acontece, pois a mulher sente o ser humano crescer dentro dela e o espera ansiosamente. É um período também que pede por repouso quando necessário e limitações, para que assim o bebê nasça saudável.

São comuns que os primeiros sintomas da mulher se apresentem como enjoos, cansaço, vontade de comer alimentos que não come faz tempo, ou seja, os desejos de grávida, entre outros. Para uma mulher que não planejou o filho (a) e começar a sentir os sintomas abaixo procure um médico para fazer um exame.

- Atraso menstrual (é o primeiro sintoma que aparece, ou seja, a sua menstruação desce. Porém, é preciso tomar cuidado, pois muitas vezes não significa gravidez);
- Enjoos;
- Desejos que antes não sentia;
- Hiperinsônia (nada mais é que uma sonolência durante o dia, como se o dormido durante a noite não fosse suficiente para mantê-la em pé);
- Mudança de humor (é comum nesta fase, pois ela fica mais emotiva e tende a se emocionar mais);
- Pernas mais pesadas (principalmente no período noturno).

Estes são os sintomas mais comuns e que surgem primeiro quando se tem uma gravidez. Quando começar a surgir estes sintomas, você deve procurar um médico para ter certeza do processo. A primeira ação que uma mulher tem quando isso acontece é procurar a farmácia mais próxima e comprar o famoso teste de farmácia, que é difícil falhar ao dar o resultado através do urina se ela se encontra grávida ou não.

Quando uma gestação é tranquila, pode aparecer poucos sintomas e sensações desagradáveis, o que é o ideal. Ao longo dos meses algumas mulheres podem ser sentir menos confortável e, por consequência, precisarão de mais cuidado, mais repouso. Muitas possuem os pés e pernas inchadas que não conseguem se manter em pé e é importante que tenha o repouso. O cuidado com a alimentação deve redobrar durante e após a gravidez.