Cuidados ao limpar os ouvidos



Mesmo sendo uma atitude muito simples e higiênica a limpeza dos ouvidos merece muito cuidado, por conta de que o tímpano, que é o órgão que recebe e transmite o som para o nosso cérebro decifrar é muito sensível, e ele pode ser ferido ou comprometido com muita facilidade. O habito de limpeza pode variar de pessoa para pessoa, onde tem gente que limpa diariamente com as hastes de algodão, isso antes ou após o banho, já outros esperam alguns dias, assim quando aparenta estar com sujeira acumulada.

Depois de tanta limpeza quando conseguimos limpar por completo é sempre muito reconfortante, por conta de que perece que a limpeza correta foi feita. Porem isso é completamente errado, por conta de que esta cera ou cerume como também é chamado serve para proteger o canal do ouvido, principalmente o tímpano e tudo o que vier depois dele.

Por ser uma substancia oleosa ele faz com que a água e microorganismos não adentrem o ouvido causando possíveis problemas, como inflamações e outros danos. Então podemos ver que a cera do ouvido serve para protegê-lo, e quando limpamos, estamos prejudicando o mesmo. Quando a cera se acumula de, mas o próprio ouvido se encarrega de expeli-la, isso no momento correto. Muitas pessoas sentem nojo de ter o ouvido com sinais de cera, por conta de que onde elas estão é mo local ideal, para que ele esteja protegido.

É muito comum que as pessoas limpem os ouvidos com os cotonetes, onde geralmente as pessoas empurram a cera para mais perto do tímpano e outras vezes até o ferem, por conta de que ele é uma membrana muito frágil. Esse hábito faz com que a cera se acumule muito no tímpano, o que prejudica a audição. O mais correto é fazer com que o excesso seja expelido pelo canal auditivo, mas isso as pessoas sempre evitam fazer.

Então sempre o mais indicado é que você  limpe os ouvido após o banho a sua toalha de banho, porem, tomando o cuidado de não forçar de mais a limpeza. Quando mais fina a toalha for melhor será o resultado. Porem se sentir o seu canal do ouvido congestionado o mais indicado é que você procure um medico para que ele possa te ajudar com alguma limpeza adequada.