Oscar Niemeyer - Biografia


A história da arquitetura está devidamente ligada a Oscar Niemeyer. Seus projetos e vida não estão presentes só no Brasil, mas em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Israel, Argélia entre outros. O profissional se tornou um desenhista espetacular e para melhor ainda fez trabalhos junto com outros extraordinários profissionais da arquitetura como Bruno Giorgi, Cândido Portinari, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, e Tomie Othake.

Sua Vida Profissional

Para iniciar Niemeyer participou da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro em 1929. Conquistando seu diploma em 1934 o profissional em engenharia arquitetônica, começa a trabalhar no escritório de Lúcio Costa, trabalhando no projeto do prédio do Ministério da Educação. Esse projeto foi um marco na vida de Niemeyer e um marco para a arquitetura nacional. Niemeyer nasceu no bairro de laranjeiras, na rua Passos Manuel, tem hoje em dia a nomenclatura de seu avô. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ribeiro de Almeida. Com 21 anos em 1928 o arquiteto casou-se com Anita Baldo, que na época tinha 18 anos de idade, teve com a moça um filha que viria a chamar Anna Niemeyer. Anita Baldo era filha de imigrantes italianos que vieram da província de Pádua. A filha do casal deu a eles cinco netos. 

Anna morreu neste ano com 82 anos de idade, em 6 de junho de 2012. Sua arquitetura franco-suíço ocorreu por conta de Lúcia Costa, uma influência para muitos. Foi com Lúcia Costa que Niemeyer teve a chance de ir até Nova York e pode planejar o Pavilhão do Brasil. Isso aconteceu na feira Mundial que acontecia todos os anos na cidade. em 1940 Juscelino Kubistchek foi apresentado para o arquiteto, com isso Niemeyer foi convidado a participar do projeto Conjunto Pampulha, umas de suas obras favoritas. 

Seus Projetos Políticos

Em 1945 Niemeyer teve sua primeira participação na politica, entrando para o Partido Comunista Brasileiro.  Com esse ingresso na politica Niemeyer teve alguns problemas, mas em 1946 ele foi convidado a dar curso na Universidade de Yale nos estados Unidos. Projetou o edifício Copan que fica no parque Ibirapuera, que anos após sua construção, tornaria o cartão postal da cidade de São Paulo. Foi nesta época que Niemeyer fez sua primeira viagem para Berlim para compreender um projeto de construção.

Uma Pessoa de coração excelente, em sai biografia pode ver um homem generoso e cheio de coragem. Niemeyer enfrentou o governo sendo uma pessoa de liderança na politica, sempre expondo suas ideias. Pessoalmente, um homem que sempre será lembrando, pois suas obras esplandeceram.