Infecções agudas - Osteomielite crônica

Osteomielite aguda crônica

Uma doença que ocorre por conta de uma infecção que pode ser aguda ou crônica no osso, e que por sua vez pode ser causada principalmente por bactérias gram-positivas, sendo que em alguns casos elas podem estar associadas com fungos e também com algum tipo de lesão traumática óssea ou até mesmo pelas bactérias que podem acabar atingindo a corrente sanguínea e atingindo o osso. Esta doença pode ser encontrada em dois tipos, sendo a aguda e a crônica, onde cada uma afeta pessoas que tiveram alguns traumas como fratura exposta, sem contar que pessoas que possuem diabetes ou eu fazem hemodiálise podem também ser submetidos à doença.

A osteomielite aguda ocorre normalmente na infância, porem pode também aparecer em adultos e o seu diagnostico é essencial que comece de imediato. A infecção óssea é causada principalmente pela bactéria Straphylococcus aureus, Staphylococcus epidermis, Salmoneá e também por Pseudomas aeruginosa. Quando a pessoa esta na adolescência ou na infância pode ser causas por vírus do trato respiratório, já quando adultos pode vir relacionada com o HIV e o vírus da hepatite A que são as principais causas da osteomielite.

A osteomielite crônica é causada por uma seqüela da osteomielite aguda, onde ela pode ser causada por bactérias como Estafilococos, Estreptococos e a Peneumococos. Os sintomas da fase crônica da doença se inicia com um dor no osso infectado, onde geralmente são os ossos longos (fêmur, tíbia, falanges da mão e do pé, radio, entre outros), pode também atingir o joelho, coluna vertebral, e os membros. Sendo que algumas vezes pode causar vermelhidão e também quentura na área afetada, sendo que o paciente pode ter febre alta, mal estar e arrepios.

O tratamento da fase aguda consiste apenas na cura da infecção por medicamentos onde muitas vezes pode ser feita por doses de antibióticos que fazendo com que os microorganismo sejam eliminados e assim diminuindo os sintomas, sem contar que a imobilização do local é muito importante. Já na ostemielite crônica é tratada geralmente por algum procedimento cirúrgico, por conta de que pode mostrar o fato de que o corpo não respondeu á terapia, tendo então que tomar outras medidas.